Voltar ao Mural do SPIN

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Ciência apresenta: Saccorhutus, provavelmente o ancestral mais antigo do Homem, por Daia Florios, na



O avô do avô do bisavô do tataravô do Homo sapiens e de tantas outras espécies, viveu 540 milhões de anos atrás e foi recentemente encontrado por cientistas de um time internacional de pesquisas.


Uma boca enorme e sem ânus

"De fato, o que estamos sugerindo aqui é que este é o mais antigo, o mais velho, o mais primitivo dos deuterostômios", disse ao The Guardian Simon Conway Morris, professor de paleobiologia da Universidade de Cambridge e co-autor da pesquisa. "Isto é, se gostar, o ponto de partida de uma evolução que finalmente nos conduziu à coisas tão diferentes quanto um ouriço, uma estrela-do-mar e um coelho."
O animal microscópico de origem aquática eventualmente deu origem também ao homem. Os deuterostômios são os ancestrais comuns de diversas espécies.
Fósseis deste animal foram encontrados na província chinesa de Shaanxi. A aparência da boca enorme e sem ânus indicam que a ingestão de alimentos e as excreções eram feitas pelo mesmo orifício.
"Acreditamos que, por se tratar de um deuterostômio primata, ele pode representar a fase primitiva de diversas espécies, inclusive a nossa, humanos. Todos os deuterostômios tinham um ancestral comum, e provavelmente seja desse animal que se trata.”, continua Simon Morrys.
A pesquisa é de suma importância para entendermos de onde viemos, traça as primeiras fases da evolução à qual provavelmente teríamos passado, dos peixes até nós.
Muito interessante! Leia a íntegra do estudo (em inglês) aqui.

https://www.greenme.com.br/informar-se/biodiversidade/4931-saccorhytus-ancestral-mais-antigo-do-homem

Nenhum comentário:

Postar um comentário